Shinigamis

Shinigamis

Shinigamis (死神), ou “Deuses da Morte”, são entidades espirituais que agem como autoridades de embate no plano espiritual, a Soul Society. Trajam uniformes que se assemelham à vestimentas tradicionais japonesas e empunham uma materialização de uma espada espiritual inerente a cada Shinigami, denominada Zanpakutou, e a utilizam para purificar criaturas malignas nascidas de almas humanas, os Hollows.
Agindo tanto no mundo dos homens, quanto em dimensões espirituais, shinigamis realizam tarefas designadas pelos seus superiores, ainda que viagens ao mundo físico sejam rigidamente monitoradas e limitadas. Viagens ao mundo físico são destinadas em sua maioria apenas à realizações de policiamentos e rondas para combater e purificar entidades espirituais malignas, chamadas Hollows (almas que se tornaram manifestações negativas. Dependendo de seus pecados em vida podem ir para Soul Society ou para o Inferno).

E para encaminhar almas comuns, os Plus, na forma de um ritual de exoneração, que por alguma razão ficaram anexadas e presas ao mundo dos homens, para alguma área na Rukongai, a parte comum e periférica da Soul Society para onde a grande maioria das almas vão e residem.

Além disso, Shinigamis são responsáveis pelo fluxo e balanço de almas entre o mundo físico e o mundo espiritual, onde essa função se caracteriza em equilibrar o número de almas no mundo espiritual para o mundo físico, administrando e transportando-as à novas vidas.

E para encaminhar almas comuns, os Plus, na forma de um ritual de exoneração, que por alguma razão ficaram anexadas e presas ao mundo dos homens, para alguma área na Rukongai, a parte comum e periférica da Soul Society para onde a grande maioria das almas vão e residem.

Além disso, Shinigamis são responsáveis pelo fluxo e balanço de almas entre o mundo físico e o mundo espiritual, onde essa função se caracteriza em equilibrar o número de almas no mundo espiritual para o mundo físico, administrando e transportando-as à novas vidas.

Características

Sendo invisíveis à maioria dos humanos, que têm baixa ou nenhuma concepção e sensibilidade espiritual, shinigamis são almas com alto nível de energia espiritual adquirido, são constitúidos de partículas chamadas Spiritrons (霊子, Reishi, partículas que compõem os seres espirituais), possuindo também diversos poderes espirituais e técnicas de combate. Embora sendo constituídos de partículas espirituais e sendo invisíveis à maioria dos humanos, shinigamis podem interagir com o mundo físico, podendo causar danos ou alterações de qualquer nível, incluindo a humanos.

Por essa razão, Shinigamis com alto nível espiritual, com hierarquias superiores, recebem um selo de restrição em alguma área de seus corpos, para limitar seus poderes em frações menores, para que se evite maiores casualidades. Apenas em casos extremos, o Shinigami pode receber a autorização para quebrar esse selo, e adquirir e usufruir totalmente de seus poderes, usando o comando Gentei Kaijo (限定解除, Liberar Limitador),onde geralmente o perímetro é completamente evacuado, para evitar maiores casualidades.

Apesar de envelhecerem e poderem morrer de causas naturais, ferimentos ou doenças, assim como os humanos, shinigamis tem um tempo de vida bastante extendido, onde
não é incomum que eles possam viver por centenas e até milhares de anos. Shinigamis também possuem uma resistência muito maior a ferimentos e danos de qualquer espécie do que humanos, podendo sobreviver com ferimentos considerados mortais para a maioria dos humanos, e lutar em situações onde comumente seria considerado impossível ou inviável.
Ichigo(Reiryoku: a manifestação visual do poder)
Shinigamis manifestam também energia espiritual denominada Reiryoku (霊力, Poder Espiritual), um poder espiritual que é proporcional à força, experiência e a sensibildiade espiritual do Shinigami. Tal força é o combustível primário do shinigami para a realização de habilidades específicas e para a materialização, força e intensidade de sua Zanpakutou, dentre outros atributos. A manifestação da Reiryoku de cada Shinigami pode ter cores únicas e distintas, assim como se manifestarem de maneiras intrínsecas ao Shinigami, revelando muitas características, como humor, moral, e parte da personalidade, pacífica ou violenta do Shinigami, que podem se apresentar bem diferentes com a mudança da personalidade.

A pressão física da manifestação do poder espiritual de um Shinigami se dá o nome de Reiatsu (霊圧,Pressão Espiritual) , onde pode ser manipulada por um Shinigami experiente para intimidar um oponente, ou ser manifestada com formas definidas com certos elementos naturais, ou onde, em um nível muito superior, pode até mesmo derrotar ou ferir seres que possuem um nível espiritual muito baixo. Shinigamis com altos poderes espitiruais possuem Reiatsus com consequências devastadoras. A Reiatsu está diretamente relacionada com a manifestação, força e quantidade da Reiryoku do Shinigami. Ainda que não precisem se alimentar para manterem-se vivos, Shinigamis podem sentir fome e até mesmo comer. Provavelmente um relapso de suas vidas como humanos ou almas comuns. Costumam se alimentar em casos em que queimam muita energia espiritual, em batalhas ou exercícios, ou para fins recreativos.

Vestimentas

Urahara Kisuke(Capitães: vestimentas que simbolizam sua superioridade)
A respeito das vestimentas, são considerados uniformes padrões a vestimenta tradicional cujo nome se dá Shihakushou (死覇装; Traje das Almas Mortas) onde as variações, sendo poucas, compreendem à hierarquia dos shinigamis e suas respectivas divisões, ou pequenos detalhes, como acessórios. É majoritário o uso do uniforme padrão, nas treze divisões principais, todos com uso de uma moda clássica do antigo Japão que ainda são utilizadas em escolas tradicionais de artes marciais, que inclui kosode preto, hakama preta,
shitagi branca, tabi branco, e waraji branco.

Onmitsu Kidou(Onmitsu Kidou: trajados, literalmente, para matar)
Organizações especiais podem apresentar uniformes diferentes, assim como variações dentre as hierarquias, como a organização tática secreta Onmitsukidou , que apresenta uniformes parecidos com ninjas shinobis da antiguidade nipônica. Shinigamis com uma das últimas hierarquias, denominados Capitães, usam, além do uniforme padrão, uma geralmente longa vestimenta branca, com a insígnia de sua divisão nas costas, vestimenta essa denominada de haori, onde aparentam detalhes em cor na parte de baixo, que é uma cor única do próprio Capitão, provavelmente para ajudar na identificação e reconhecimento.


Tenentes, em apresentações e reuniões formais, podem utilizar tarjas nos braços com a insígnia da divisão pertencente.

Aparência

Jidanbou e Ichigo
Shinigamis geralmente tem a aparência de humanos, ainda que possa ocorrer a existência daqueles que tem estruturas mais distintas de humanos, variando entre tamanhos astronômicos e outros atributos, onde mesmo entre almas comuns na Soul Society isso pode ocorrer, até mesmo na forma de seres nada comuns, como a aparência humanóide de animais. Por exemplo, os Guardiões dos Portões dos quatro pontos cardeais da Seireitei, são todos gigantes, e pela força descomunal, realizam o trabalho de levantar os gigantescos portões verticais que permitem a entrada à Seireitei.


Tais portões são feitos, assim como os muros da Seireitei (e algumas prisões), de uma rocha chamada Sekkiseki (殺気石, Pedra de redução espiritual) que nega toda energia
espiritual, impedindo qualquer alteração, intrusão, ou degradação dos muros e portões por qualquer força espiritual, e tudo que seja feito de Spiritrons, o que inclui praticamente toda a existência espiritual. Essa estrutura ao redor da Seireitei, também forma uma barreira esférica ao redor da cidade, impedindo que qualquer intruso ou corpo estranho consiga penetrá-la por meios comuns. Não parece haver restrições nem regras específicas quanto à aparência corporal, como estilos de cabelo, ou uso de certos acessórios pessoais ou tatuagens. O que torna comum ver o mundo Shinigami com uma variedade imensa de estilos e expressões de moda diversas, do exótico ao convencional.

Como se tornar?

Almas comuns no mundo espiritual, vindas da área periférica, chamada Rukongai, ou nobres nascidos na Soul Society, com potencial nato, podem se recrutar para autoridades e responsáveis da Seireitei, centro da Soul Society onde a maioria dos shinigamis e nobres estão localizados, para receberem treinamento para se tornarem(talvez) shinigamis na Academia Shinigami, ou Shinoureijutsuin (精神的な芸術, Academia de Artes Espirituais), através de testes de capacidade, onde posteriormente poderão residir em umas das 13 divisões da Seireitei, denominadas Gotei 13 (護廷十三隊, 13 Divisões da Guarda Imperial), ou participarem de organizações e divisões especiais sob a supervisão da Gotei 13. Não existe limite de tentativas para aquele que quer se tornar um Shinigami, ainda que tenha que esperar novas épocas e etapas de alistamento.

Hierarquia da Soul Society

Cada uma das 13 divisões possuem seu próprio capitão, o mais alto posto de uma divisão Shinigami, respeitado e admirado, precedidos por um Tenente, e Shinigamis que acompanham ranks de 1 a 20, como forma de graduações por sua experiência e capacidade como Shinigamis, dentre os outros 200 Shinigamis, em média, da mesma divisão. A Gotei 13 possui um Capitão Comandante, que rege e administra os outros Capitães, considerado o Shinigami mais forte de toda Soul Society. Shinigamis podem alcançar o posto de Capitães por três meios legais, que seriam:

-Teste de Proficiência para Capitães: um teste que requer a liberação de uma habilidade de último nível, chamada bankai (que será apresentada logo a seguir), com o testemunho de pelo menos três capitães juntamente com o Comandante das divisões. Então é correto afirmar que apenas capitães, ou aspirantes a capitães, conseguem chegar em um nível avançado para conquistarem a bankai, sendo geralmente os únicos a realizarem tal feito.

Recomendação Pessoal: onde pelo menos seis capitães devem recomendar o shinigami para se tornar capitão, tendo a aprovação de pelo menos três outros capitães.

Exame por combate direto, onde o shinigami, sozinho, deve derrotar um já nomeado capitão, para assim tomar seu posto, sob o testemunho de pelo menos 200 shinigamis da divisão do capitão, para validar o feito. Esse tipo de teste não é bem visto pela cultura shinigami, por ter aspectos bárbaros na forma de promover um novo capitão, em comparação ao métodos mais refinados, e menos violentos dos outros tipos de testes.

Geralmente, Tenentes são os mais fortes Shinigamis depois dos Capitães, ainda que exista um abismo considerável de poderes entre um e outro. Tenentes tem como função ajudar seus Capitães em tarefas e responsabilidades de suas divisões, e podem até mesmo substituir seus Capitães em encontros e reuniões, agindo como um Capitão-substituto.

Utensílios

Luva Shinigami
Celular Denrenshiki
Kikanshinki
Soul Candy
Gigai
Luva Shinigami: Usado para se retirar à força a alma de um corpo de uma pessoa ainda viva. O corpo sem alma fica inconsciente, sendo necessário apenas que a alma “entre” novamente no corpo, para ele ganhar vida novamente. Urahara também possui um artefato semelhante: sua bengala. Ela possui o mesmo efeito da luva.

Denreishinki: Com a aparência de um simples celular, o Denreishinki na verdade tem várias funções: recebe ordens vindas da Soul Society, rastreia os Hollows que estão na região e armaneza os dados dos Hollows que já foram exterminados pelo Shinigami que o detém.

Kikanshinki: Tem multípla função. Primeiramente, é usado como um “apagador de memórias”. O equipamento apaga as memórias de uma pessoa de um determinado acontecimento, e coloca uma nova no lugar. Sua outra função é medir a sincronização da alma de um Shinigami com seu Gigai. A sincronização pode ser medida pelas luzes piscantes que ficam no Kikanshinki. Caso a alma não esteja sincronizada com o Gigai, o corpo artificial não irá responder aos comandos do Shinigami.

Soul Candy: Seu nome verdadeiro é “Gikongan”, mas a Associação de Mulheres Shinigamis resolveu apelidar o item de Soul Candy, pelo nome ser mais bonito. O artefato tem o mesmo objetivo da Luva Shinigami: ele retira à força a alma do corpo de quem engolir a pípula contida no Soul Candy. Porém, seu diferencial é que ele deixa uma alma artificial no corpo, fazendo com que humanos comuns não suspeitem de um corpo sem vida jogado ao chão.

Gigai: Para longas missões no mundo físico dos humanos, onde se exige que o shinigami se instale durante um longo período de tempo, recupere suas forças ou precise interagir com humanos, ele pode usar uma Gigai (義骸), uma espécie de corpo físico artificial, que simula todo a fisiologia e metabolismo de um corpo humano normal, ainda que uma gigai tenha um tempo limitado de duração. Curiosamente a interação de um Shinigami com seres humanos pode não ser muito fácil, pelas distinções predominantes entre culturas diferentes.

Existe também um tipo de Gigai , que ao invés de ajudar a restaurar as forças gastas do Shinigami, ela as drena, tornando o Shinigami efetivamente humano, com o uso prolongado, que serve principalmente para esconder a presença e rastro de energia espiritual do Shinigami. Apesar de sua utilidade ser majoritariamente essa, uma Gigai pode até mesmo ser utilizada em combate para tomar um ataque no lugar do Shinigami, servindo como um reposição, um corpo falso, para confundir o inimigo durante um ataque, e salvar o verdadeiro Shinigami.